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Volkswagen apresenta caminhão elétrico e-Delivery

Volkswagen apresenta caminhão elétrico e-Delivery

Andreas Renschler, presidente e CEO mundial do Grupo Volkswagen Truck & Bus, e Roberto Cortes, presidente e CEO da MAN Latin America, apresentaram o protótipo 100% elétrico da VW Caminhões e Ônibus, durante o 35º Encontro Econômico Brasil-Alemanha em novembro de 2017.

            Com autonomia de 200 quilômetros, o modelo visa distribuidoras de bebidas como a Ambev. Este ano o e-Delivery vai passar por uma fase de testes e sua produção em série deve começar em 2020. Ele pretende atender aos segmentos de logística verde, zero emissões e circulação em locais com baixo ruído.

            Além disso, sua operação é bastante simples, amplamente difundida na indústria de elétricos e estará disponível nos modelos de 9 e 11 toneladas, conforme a necessidade do cliente.

            “O Brasil é um país continental, que mostra dia a dia a força de sua economia e seu poder de inovação. Uma prova disso é o e-Delivery, um projeto sustentável, totalmente brasileiro e que vem conquistando espaço mundialmente”, afirma Renschler.

Engenharia brasileira, inovação global

            O protótipo do primeiro caminhão leve 100% elétrico desenvolvido no Brasil é um grande passo para a indústria automobilística brasileira. Com tecnologia sob medida para as tendências, o veículo traz soluções de última geração como sistemas inteligentes para ajustar a demanda da bateria conforme a operação e também para recuperar a energia da frenagem com o conceito Kers.

Tecnologia de ponta para zero emissões

            O e-Delivery foi desenvolvido em parceria com a Eletra exclusivamente para tração de veículos comerciais. É equipado com o novo motor elétrico WEG AL160, que entrega 80 kW (109 cv) de potência, com torque máximo de 493 Nm, e transmissão automática Allison. Conta ainda com bancos de bateria de íon-lítio LiFePO4. Tudo isso com emissão zero e nível de ruído extremamente baixo, melhorando o conforto no transporte urbano de mercadorias.

            Alinhado à realidade do mercado, o modelo abrange duas opções de recarga: a recarga de oportunidade rápida, em que é possível assegurar 30% da carga em apenas 15 minutos, e pode ser realizada várias vezes ao longo da rota do veículo para aumentar sua autonomia; ou a recarga lenta, que em três horas atinge a carga máxima.

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